Bem, é isso, e então * SPOILERS PARA TODA A S04 E TODA A SÉRIE A PARTIR DAQUI *
É difícil para esta série não ser agradável, e assim foi a temporada na maior parte, mas foi a mais fraca das quatro temporadas no geral. Vários dos personagens, como Nora e Esteban, foram enviados em missões secundárias irrelevantes para lhes dar algo para fazer, e o show realmente não sabia o que fazer com personagens como Diane e Chad agora que Diane não era mais dona do resort. Mas sempre daria a todos no passado e no presente um final feliz, e então teve que mantê-los por perto para fazê-lo. Justo.
Pensei que o final foi doce, mas mais superficialmente do que os sentimentos genuínos que o show provocou em outros momentos no passado (incluindo uma vez mais cedo nesta temporada, no hospital após o ataque cardíaco de Esteban). Claro que o adulto Maximo e Julia voltaram a ficar juntos – mas soou um tanto falso, porque realmente não vimos nenhum sinal de mudança em Maximo, mesmo como adulto, e apenas dar a Julia um papel em branco simbólico não significa que ele mudou. Quero dizer, ele passou a temporada inteira reconstruindo Las Colinas tentando reconquistá-la, o que é dificilmente o sinal de um cara sem sua própria agenda.
Maximo, realmente, é um pouco o principal problema da série, especialmente nas duas últimas temporadas. A cada passo, ele toma as decisões erradas e faz as coisas erradas, mas consistentemente falha para cima, é perdoado por todos e está a caminho. Ele consegue o cargo de chefe de operações e é completamente ignorante sobre isso durante todo o tempo, geralmente sendo salvo por outros; ele mal consegue realizar um golpe para trazer o concurso Miss Universo para lá e então estraga tudo, e assim por diante, e então é contratado pelo irmão de Vera e chamado por Vera de seu "melhor funcionário", e assim por diante. Somente no final, onde Maximo se alavanca irrealisticamente para uma participação acionária no novo resort, é que temos o primeiro vislumbre do magnata dos negócios que ele se tornará – e é um nível de cálculo que ele nunca exibiu antes, e uma oportunidade que ele nunca conseguiria por seu desempenho real, então soa oco.
Nas temporadas anteriores, escrevi sobre como uma das coisas legais da série era a corrente subterrânea sombria em todo o sol. Maximo, como disse a Hugo, era desprezado no presente por todas as pessoas que estávamos assistindo no passado. A narrativa estava teoricamente levando a como isso aconteceu. Suponho que, pragmaticamente, nunca veremos isso, porque a série teria que terminar assim, e é muito ensolarada (e também uma comédia) para fazê-lo. Mas, além de Julia, nunca vimos nenhum indício disso, exceto por um breve momento nesta temporada em que toda a equipe estava brava com ele por estar em greve e por recusar uma oferta de acordo sólida (outro erro). Mas essa fratura foi reparada em minutos de tempo de tela e nunca voltamos à ideia de que ele pode tê-los enganado no caminho para o topo. Talvez a ideia, na medida em que o show quer que lembremos da premissa original, é que ele levou a equipe para o novo resort (como disse ao irmão de Vera que faria), e ele os tratou mal lá.
Essas reclamações à parte, eu aproveito os prazeres deste final e da última temporada onde posso. Acho que a parte mais doce de todo o final foi com dois personagens secundários, Sara e Esteban, no aeroporto – quando ela o abraçou e disse que nunca teria conseguido ir para a faculdade nos EUA sem ele. Aqueles dois jogaram muito bem, e foi um pouco de emoção para a qual o show preparou o terreno para merecer. Eu também gostei que, embora o episódio tenha provocado a revelação do mural, ele não o encenou, permitindo-nos vê-lo no fundo da festa: os personagens do passado na parede se juntando aos personagens do presente à mesa, todos juntos pela primeira vez na última cena do show. Bela maneira de terminar.